Objetivando atender uma faixa carente da nossa comunidade do Bairro de Heliópolis, fomos intuídos, em maio/1998, a fundar esta instituição, cujo nome seria revelado posteriormente.
Em 20 de outubro do mesmo ano, assistidos integralmente em nossos propósitos, nos reunimos e fundamos a mais nova casa Espírita desta cidade, a qual recebeu a denominação de CENTRO DE ESTUDOS E DIFUSÃO ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS - CEDE.
Assim começa o texto contido em nossa página "Nossa História" (clique para ler).
Evidente que não vamos repetir o texto aqui, mas ponderar o significado desses 24 anos de existência.
Existem aqueles que afirmam que, fundar uma Casa Espírita seria difícil; outros afirmam que seria fácil, porém, difícil é mantê-la, diante de tantos desafios que surgem ao longo dos anos!
Seja qual for a opinião que prevaleça, uma coisa é certa: entendemos que, mantê-la é o mais difícil!
São tantas coisas envolvidas, tantas dificuldades enfrentadas, uns que vão, outros que vem...
O CEDE Joanna de Angelis vem se consolidando a cada ano que passa como uma instituição que busca sempre servir a ajudar ao seu próximo, da melhor forma possível.
Conseguimos sempre? Claro que não! Mas, tentamos!
Em plena crise do COVID19, assim como todas as entidades de cunho religioso, também sentimos o baque de ter de fechar as nossas portas e ficarmos sem o contato humano presente em nossas reuniões.
Mas, o trabalho não parou: a Diretoria da Casa, capitaneado por nossa Presidente, Erika de Barros Notato, manteve acesa a chama do serviço ao próximo, justamente no momento mais delicado!
Hoje, a Casa completa 24 anos de fundação e, à noite, teremos a nossa reunião solene de aniversário, com a palestrante GLÁUCIA RAMOS, da SEAK - Seara Espírita Allan Kardec.
E aqui vemos um simbolismo perfeito entre o ontem e o hoje: a SEAK - Seara Espírita Allan Kardec é a primeira Casa Espírita de Garanhuns e o CEDE Joanna de Angelis é a "caçula" e torcemos para que surjam mais Casas Espíritas em nossa cidade.
A seguir, apresentamos imagens da construção do CEDE e da primeira sede temporária, que ficava na Rua Pedro Cavalcante, 309.
Primeira sede social do CEDE Joanna de Angelis |
Nenhum comentário:
Postar um comentário